Resenha – Mestre Gil de Ham
por Thiago
em 11/12/13

Nota:

mestre-gil-de-ham

Na semana de estréia da continuação de O Hobbit no cinema (A desolação de Smaug) nada mais adequado que trazer uma das obras de Tolkien. Achei que seria muito clichê falar do livro do Hobbit, então resolvi apresentar a vocês o pacato fazendeiro Gil da tranquila vila de Ham.

Aqui temos uma história simples e despretensiosa, nada épico como Senhor dos Anéis, ou da beleza e profundidade de O Hobbit. Mestre Gil de Ham é um livro pequeno e divertido, de fácil leitura e capaz de agradar leitores calejados e os mais jovens.

Essa história não se passa na terra média, mas permanece em um cenário de fantasia medieval, com gigantes, magia, animais falantes e um dragão. Além do mais aqui há, de forma mais clara e cômica, o herói fora dos padrões, assim como Bilbo em o Hobbit e Frodo no Senhor dos Anéis. Tolkien brinca bastante com a questão do herói neste livro.

Aegidius Ahenobardus Julius Agricola de Hammo (Giles de Ham) leva uma vida bem quieta, no melhor estilo do Condado, quando um gigante invade suas terras e Giles, por acaso o derrota, virando o herói da região. Mestre Gil aproveita da fama e de todas os benefícios que a mesma lhe traz, porém surge um dragão e todos, inclusive o rei (que passou a ter grande apreço por Gil) esperam que o nosso herói os salve deste monstro terrível. Bom, o que acontece depois vocês terão que ler pra saber.

mestre-gil

Tolkien nos traz uma sátira medieval recheada de intrigas e personagens cativantes como Garm (também o nome de um grande e feroz cão da mitologia nórdica) o cão falante, covarde e contador de vantagens de Gil e sua égua provida de grande senso crítico.

Um livro que nos fala de sorte e o que fazer com ela, além disso podemos encarar esta história como uma discussão ética, não de forma moralista e sim de modo cômico, pra mim uma das melhores formas de discutir um tema, com bom humor. Tolkien recria aqui uma sociedade medieval inglesa dentro de um universo mágico, para assim discutir a  própria sociedade de forma magistral.

obs: Lembrem-se, nem só de sua obra principal vive um autor.

Boa leitura a todos!!!

 

download (12)

Postado em: Resenhas
Tags: , ,

2 Comentários em “Resenha – Mestre Gil de Ham”


Avatar
Eric em 11.12.2013 às 14:35 Responder

Me convenceu a ler!!

Avatar
Thiago em 15.12.2013 às 17:21 Responder

Que bom, espero que goste do livro. Depois conta aqui o que achou!!


 

Comentar