Resenha – Muito Mais que Cinco Minutos
por Gabriel
em 21/10/15

Nota:

Muito mais que cinco minutos

 

Em meio a meu projeto de leitura de mulheres em 2015, conheci muita coisa boa que talvez eu não tivesse lido (ou não tão cedo). Por outro lado, se você escolhe livros por uma característica aleatória (no caso, ter sido escrito por alguém que se considere do gênero feminino), fatalmente haverá más escolhas. Esta foi uma delas.

Kéfera Buchmann, a autora deste livro, é uma moça brasileira de 22 anos. Talvez autobiografias de pessoas de 22 anos deveriam ser, por definição, restritas. Exigir um termo de responsabilidade ou algo assim. Não é como se tivéssemos tanto assim a dizer aos 22 anos. E mais do que isso, eu não sei bem se os nossos eus de 30, 40, 50 anos vão querer levar esse fardo para sempre. Imagine você escrevendo uma autobiografia aos seus 22 anos e tendo que conviver com isso pelo resto da vida. Kéfera fez isso, para bem e para mal.

Não dá para falar desse livro sem explicar quem é sua autora. Até um mês eu nunca tinha ouvido falar em seu nome. Uma sequência de acasos me fez não só ouvir, como lembrar de seu nome quando vi o catálogo enviado por nossa parceira. E aí resolvi conferir o seu trabalho. Ocorre que a senhorita Kéfera Buchmann é a criadora de um dos canais de maior sucesso do Youtube brasileiro, o Cinco Minutos. E foi esse sucesso que a levou ao livro. Façamos uma pausa para conferir o canal da moça. Assista tudo ou só os primeiros minutinhos, vai pegar o estilo:

Explicar o livro para quem já viu algum trecho de vídeo que o valha é muito mais fácil: apesar do título, a obra é exatamente, simplesmente, uma sequência dos vídeos. Nada a acrescentar, fora alguns toques pessoais. A autora mantém seu estilo (de certa forma), suas sacadas engraçadas e até mesmo seus momentos menos brilhantes e um tanto machistas. Está tudo lá.

O que infelizmente não se reflete tão bem nas palavras escritas é o óbvio talento que a garota tem para os vídeos. A atuação, as ideias malucas e seu estilo autêntico fizeram do canal do Youtube um sucesso, mas não aparecem com tanta força assim no livro. Isso significa fracasso nas vendas? Nem um pouco, já que a autora tem uma legião de fãs que não devem se decepcionar com uma obra que entrega o que promete: um pouco mais da Kéfera que milhões de pessoas acompanham.

Se ainda não entendeu, deixo claro, nas palavras da autora, o público-alvo do livro.

Este livro foi escrito para quem gosta de mim. Ou para quem quer tentar gostar. […] Mas se você não vai mesmo com a minha cara, então… Por que, meu deus, está com o meu livro nas mãos?

Sigam este conselho e serão felizes!

****

O livro foi enviado pela editora.logo paralela colorido

 

Postado em: Resenhas
Tags: , ,

Nenhum comentário em “Resenha – Muito Mais que Cinco Minutos”


 

Comentar