Resenha – O Cão Dos Baskervilles
por Ragner
em 20/05/14

Nota:

O_CAO_DOS_BASKERVILLES_1258493483P Meu primeiro contato com esse mestre da literatura policial e com esse personagem fantástico. Ainda existem alguns contos para ler sobre o detetive inglês, tudo que o cerca me fascina e interessa. Já li uma história de Conan Doyle que não era sobre Holmes, já li que ele mesmo já ajudou a Scotland Yard a resolver alguns casos policiais e posso deixar extremamente claro, como escritor Sir Arthur é formidável.

Já postei uma lista sobre os livros do detetive, e ainda acredito muito que necessito da coleção completa, o que me deixaria profundamente contente. Mesmo já tendo lido os romances, a coleção é lindona e merece um lugar na minha biblioteca particular. E digo mais, gostaria muito de poder reaver meu exemplar de O Cão…, que tinha uma parte especial que ressaltava e explicava algumas excentricidades do inglês e suas particularidades mais notáveis, assim como potencialidades e preferencias também.

Por tudo isso que escrevi aqui, já devo ter deixado claro motivos que me fizeram escolher tal título para o Desafio do Tigre desse mês. Já que estamos resenhando livros que possuem animal na capa, nem pensei muito em comprar algum livro sobre, pensei muito em dedicar minha resenha ao que me introduziu ao universo Sherlockiano e tipo fazer uma homenagem (outra) à esse personagem e autor que gosto muito.

Em O Cão Dos Baskerville, Sherlock recebe um chamado para desvendar a morte em ocasiões assombrosas de Charles Baskerville. Um amigo da vítima vai atrás do detetive para que esse solucione o mistério, mistério que levanta crenças de que um animal infernal que pode ter sido o causador da morte de outros antepassados da família, seja, também, o responsável pela morte do senhor Baskerville. O Dr Mortimer, o amigo, quer que Homes consiga resolver o caso e salvar a vida do herdeiro e sobrinho de Charles, Sir Henry Baskerville. 

Watson acompanha o Dr Mortimer e Sir Henry para a mansão Baskerville, enquanto Holmes defende que precisa continuar em Londres para resolver outros casos. Porém, o detetive vai em segrego para o povoado próximo à mansão, para conseguir quaisquer informações sobre o caso. Conhecendo outras pessoas próximas dos Baskerville e aprendendo mais sobre a região, Holmes vai desvendando o caso que até então parecia ser sobrenatural, mas que pode ser bem mais real do que aparenta.

Houn-53_-_The_coal-black_Hound_(Hound_of_Baskervilles)

Entre a crença de um cão infernal, a corrida para desvendar um assassinato, pântanos e nevoeiros e um enredo que nem sempre é linear, Conan Doyle narra uma história que enaltece o poder dedutivo de Sherlock Holmes. E até faz parece fácil para simples mortais.

 

Desafio

Postado em: Resenhas
Tags: , ,

2 Comentários em “Resenha – O Cão Dos Baskervilles”


Avatar
Daniel Andrade em 20.05.2014 às 13:13 Responder

Cara, adoro esse livro. Minha primeira e única (até agora) experiência com o autor. O meu é um de bolso com capa dura, lançado pela Editora Zahar. http://sherlockbrasil.blogspot.com.br/2013/05/editora-zahar-lanca-o-cao-dos.html
Livro fácil e, principalmente, muito gostoso de ler. Daqueles de ler numa “sentada só”.

Ragner
Ragner em 20.05.2014 às 13:41 Responder

Minha leitura foi desse tipo. Li durante uma tarde deitado no sofá. Fantástico.


 

Comentar