Resenha – O Corpo Na Capoeira
por Ragner
em 18/07/14

Nota:

o_corpo_na_capoeira

 

O desafio do Tigre desse mês é sobre esporte ou esportistas e fiquei na dúvida sobre o que escrever, sobre quem escrever, porém, depois de pensar que talvez não teria muita opção, fui me deparando com algumas que gostaria destacar aqui. Em relação à esportes, não me parecia muito difícil saber sobre o que escrever, opções não faltavam, em relação à esportistas, sou fã de algumas pessoas que mereceriam um espaço aqui, mas resolvi escrever sobre algo que conheço muito pouco, mesmo estando no meio de algo que sempre me atraiu bastante.

Tenho o livro escrito por Bruce Lee, sou fã dele desde criança, mas quis deixar de lado, existem muitos livros biográficos e relacionados a esportistas que curto muito, mas também não corri atrás, refleti sobre alguns livros que tem ilustrados na capa alguns esportes e que narram histórias fantásticas sobre eles, mas, ou já resenhei aqui, ou preferi deixar para outra oportunidade. Hoje irei escrever sobre a Capoeira. Esporte, dança, luta brasileira, que merece minha atenção, pois faz parte de nossa história, faz parte de nossa cultura e precisa ser conhecida um pouco mais.

A Capoeira tem uma história de luta, filosofia, religião, vitórias e derrotas que andam lado a lado com a própria história do povo brasileiro, bom, pelo menos para aqueles que sempre batalharam contra o racismo, opressão e escravatura. Tal ‘arte marcial’ passou anos na clandestinidade, se portando inicialmente apenas como uma alegoria cultural em que um povo parecia querer festejar pouquíssimos momentos de descanso em tempos de crueldade. A Capoeira há anos já tem status de respeito, o mundo já conhece a arte e quem tem pouco contato, merece um algo a mais.

 

o_corpo_na_capoeira (1)

A capoeira se faz no corpo que faz a capoeira

Eusébio Lôbo Da Silva, conhecido como Mestre Pavão, escreveu uma coleção, bem iniciatória sobre a arte da Capoeira. Vista sempre como dança, jogo ou luta, Mestre Pavão vai além e nos apresenta comentários, sobre como tal arte pode ser muito bem aplicada na vida de qualquer pessoa, e uma introdução bem basilar sobre seus fundamentos. Esse 1º livro serve muito como um prefácio até, sobre tudo o que ele conhece e como sua vida é envolvida pela Capoeira.

Os livros são curtinhos e bem ilustrados (tomando conta das “páginas silenciosas”, muito bem denominada). O mestre trabalha o folclore, a importância do corpo, a estrutura modelar entre mestre/discípulo, o efeito da ladainha e cantiga que embala o gingado e a roda da Capoeira. Tudo muito fundamentado e bem pessoal. Sua própria história é por demais envolvida pelo vivenciar desse esporte tão brasileiro.

Foi por meio da Capoeira que aprendi que o mais importante não é ser o melhor, é ser feliz, dentro do possível, durante as trajetórias de nossas atuações na vida; assim como a vida, a natureza da capoeira é cíclica.”

 

Desafio

Postado em: Resenhas
Tags: , ,

1 Comentário em “Resenha – O Corpo Na Capoeira”


Avatar
samuel dos santos quadros em 29.09.2018 às 13:56 Responder

capoeira e bom de mais esse livro e muito bacana vamos capoeiraaaaaaa


 

Comentar