Resenha – O Livreiro Do Alemão
por Ragner
em 12/03/13

Nota:

capa_livro_alemao

Eis uma literatura saída do morro. Eis um exemplo real de que quando se há esforço, há mudança. Exemplo de que quando há vontade, as coisas acontecem. O autor começa explicando como o Morro do Alemão se tornou o que é e termina contando como foi a retomada dele pelas forças armadas. Um registro que por si só já é interessante.

Otávio Júnior é um sobrevivente que ensinou muita gente a perceber que na favela sempre há esperança e nesse pequeno livro, ele relata como o mundo literário interferiu em sua vida de forma bastante positiva. Como sua iniciação pelo gosto de ler mudou sua história e como a vida dentro de uma comunidade desfavorecia o convívio com os livros (seu 1º livro foi descoberto no lixo).

As brincadeiras e particularidades geradas pela necessidade, a aventura que era correr atrás de outras aventuras expostas em palavra escrita são contadas como forma de um diário explícito e seguro de toda sua realidade. Otávio vai nos conduzindo por situações em que viveu e presenciou durante todo o trajeto até ser conhecido mundialmente como um agente responsável na contrução de um projeto transformador.

O autor vai apresentando sua história, desde o começo de seu interesse pela literatura, as dificuldades que encontrou para começar a trilhar seu futuro, esclarecendo a luta cotidiana contra a revolta que o caminho sem volta do tráfico destruia conhecidos e o descaso à educação, até conseguir atingir sua meta de consolidar um empreendimento capaz de atingir o cidadão e fazer com que a leitura possa estar inserida na cultura que o cerca.

Otávio percorreu um caminho inverso ao de alguns amigos durante a infância e até largou o futebol quando teve a chance de se engajar mais no processo da arte. Fez vários cursos que julgou fundamental para alcançar o que desejava. Se envolveu com pessoas que lhe transmitiam conhecimento ou que poderiam agregar valores, batalhou histórias para contar e escrever e esse livro serve muito bem como veículo de esclarecimento de como ele venceu.

Um exemplo de garra, determinação e ação pode ser excelentemente observado ao ler O Livreiro Do Alemão. É lido ligeiro, poucas horas são o suficiente para aprender um pouco sobre uma vida obstinada a fazer a diferença. Vale a pena.

Postado em: Resenhas
Tags: , ,

9 Comentários em “Resenha – O Livreiro Do Alemão”


Avatar
Babi Lorentz em 12.03.2013 às 12:34 Responder

Parece ser um livro muito bonito e super interessante.
Se eu tiver oportunidade de conhecer, com certeza lerei.
Obrigada pela dica.
Beijos.

Ragner
Ragner em 13.03.2013 às 16:15 Responder

O livro é mesmo interessante Babi. Curto, dá para ler em poucas horas e vale a pena. Um exemplo claro de como a educação pode salvar vidas e pessoas.

Avatar
janaina em 13.02.2014 às 16:17 Responder

muito interessante essa historia. um belo exemplo para todos nós! parabéns otavio… vamos seguir em frente!…

Avatar
Adriano Luiz em 23.05.2014 às 18:34 Responder

O livro é lindo e o autor é extraordinário…
Recomendo a todos.

Avatar
luana cristina em 25.11.2017 às 11:54 Responder

esse livro e otimo muitissimo interecante adorei ele,mostra cada vez mais a realidade de onde vivemos e como lidar com algumas situacoes de nosso dia dia

Ragner
Ragner em 25.11.2017 às 16:43 Responder

Ele é bem interessante mesmo. Curti lê-lo.

Avatar
Isabela em 22.11.2018 às 19:45 Responder

É um livro maravilhoso, recomendo muuuito

Avatar
Iasmin Andreina em 14.02.2020 às 14:19 Responder

Olá lê esse livro só abriu mais meus olhos do que vivemos hoje nas comidas , triste realidade que vemos e convivemos todos os dias e o Otávio júnior nós mostra é que nada é impossível quando queremos , nós ajudar e ajudar o próximo…… obrigada

Avatar
Iasmin Andreina em 14.02.2020 às 14:22 Responder

Olá, realmente esse exemplo de vida já me abriu mais os olhos…… obrigada Otávio júnior


 

Comentar