em 11/01/13
O médico e o monstro é um clássico por diversos motivos. Lançado em 1886, o livro aborda a questão do bem e do mal de uma maneira diferente elevando o debate que começava na época sobre as teorias psicanalísticas. A sociedade inglesa debatia um caso – no qual o livro foi baseado – de um marceneiro que de dia seguia suas responsabilidades e, de noite, roubava as casas dos moradores. Começou aqui a conversa sobre comportamentos dúbios que mais tarde se transformou em “transtorno bipolar”.
O advogado do Dr. Jekyll, Sr. Gabriel Utterson, recebe o testamento do Dr. escrito à mão e um de seus desejos finais o deixa encafifado: se algo acontecer ao Dr., todos os seus bens deveriam ser entregues ao Sr. Hyde. No entanto ninguém sabia quem era esse Sr. Hyde – e por mais que perguntasse ao círculo próximo do Dr. Jekyll, ninguém nem ao menos havia ouvido falar dele.
Quando finalmente conhece Hyde, Utterson sai incomodado mas não entende o motivo. Sua impressão de Hyde não foi das melhores mas ele não sabe explicar porque. Hyde é uma pessoa que incomoda e deixa uma má impressão.
Um ano depois algo terrível acontece: Hyde mata um idoso na rua de madrugada a sangue frio. Uma jovem sentada à janela vê tudo e o entrega à polícia que imediatamente começa a procurá-lo com a ajuda do Sr. Utterson, mas Hyde não pode ser encontrado em lugar nenhum.
Essa época também traz um Dr. Jekyll mais presente na vida dos amigos após um longo período afastado. Ele os convida para jantar, participa de eventos para caridade e parece que tudo está voltando ao normal. Até ele sumir novamente. Poole – empregado do Dr. Jekyll – aparece em desespero na casa do Sr. Utterson e pede sua ajuda. Ele acredita que seu patrão foi assassinado por Hyde que agora se esconde na casa. Os dois correm para lá e encontram Hyde morto.
A temática é pesada, claro, mas o autor aborda um tema essencialmente humano: o bem e o mal em cada um de nós. Afinal, apesar de Dr. Jekyll e Hyde serem dois lados da mesma moeda, um não criou o outro. Eles dividiam o espaço com o desequilíbrio comum em todos – o bem superando o mal ou vice-versa.
O livro é curto e prende a atenção do leitor, então é possível ler em uma tarde tranquilamente. A atmosfera de suspense é trabalhada extremamente bem e o leitor sente o tempo todo a escuridão por trás da história. É um bom livro para jovens leitores justamente por conseguir prender a atenção tão bem. Um clássico para qualquer idade.
Entrou para a lista de preferidos, fácil!
ResenhasTags: Clássico, FTD, Robert Louis Stevenson, Romance
Postado em:
40 Comentários em “Resenha – O médico e o monstro”
Perfeito!!!!
muito bom
, ótimo ,, mais esta faltando muita informação para explicar História ..
Oi Layla, a idéia aqui não era recontar a estória e sim comentar impressões de leitura.
A resenha tem apenas uma breve sinopse como é de praxe.
ola Paty , primeiramente HISTÒRIA se escreve assim não com “E” sua BURRA num tem nem capacidade de ter um Blog .. BURRA VAI APRENDER A ESCREVER PRIMEIRO DEPOIS VC VEM QERER DAR LIÇÂO DE MORAL >> vlw !
Amiga, estória e História são aceitos. Estória é mais antigo, apenas. Hoje ambas têm quase a mesma definição – apesar do mais comum ser história. E não tem lição de moral, apenas expliquei que em resenhas não se coloca sinopses muito longas dos enredos. Acho que vale a pena a gente aprender a comentar melhor nas redes, não? Respondi educadamente seu comentário, espero no mínimo o mesmo.
Aliás, mais e mas são coisas diferentes. Seu primeiro comentário deveria ser “ótimo…MAS está faltando muita informação para explicar a história.” e não usando o “mais” como vc fez. Ah sim..e “num e não” também são coisas diferentes. “num tem capacidade” não existe. Deveria ser “não tem nem capacidade”. Talvez seja uma boa colocar comentários revisados antes de chamar alguém de burra. 😉
Mandou bem, Paty! Comentário de péssima qualidade da pessoa acima, mas tem uma explicação: as pessoas costumam descarregar nos outros as características delas próprias, inconscientemente!
Concordo com você, Sheyla.
Deixemos a Layla “Hyde” com seus comentários sem base.
A Paty “mandou” bem!
É mas o que vc acha? Nesse caso o mal prevaleceu, a última “transformação” foi a de Hyde, e por vezes ele demonstrava uma certa ansiedade em querer ser o Hyde, como um vício.
Acho que ele “preferisse” ser muitas vezes o seu lado ruim. Mesmo tentando encontrar o ingrediente de sua fórmula que faltava… Essa parte foi predominante. Porque ele podia morrer Jekyll, tentando ser Hyde, mas foi op contrário.
Beijos
Faz sentido, até porque como Hyde ele podia simplesmente fingir que as regras não se aplicavam a ele. Ser mal às vezes é mais apelativo porque ser “bom” é difícil em alguns momentos. Faria sentido.
No geral, acho que a idéia do livro não era um ganhar do outro, mas mostrar que uma mesma pessoa podia ser tanto boa quanto má e que isso dependia muito dela mesma. 🙂
Vou ler sua resenha. 😀
Bjos.
Ah fiz uma resenha tb. Beijos
Gostei muito é muito legal me ajudou a fazer o reuso deste livro na escola
Mmmmmuuuuiiiito bom mesmo me ajudou a fazer resumo da escola desse livro
é muito bom mais ainda n entendi o moontro é o jakil ou é o hide
Oi Dalton, não sei se vc leu o livro, mas explicar isso seria um spoiler do livro.
=/
Gostei do livro, apenas achei um pouco complicada a escrita. Mas mesmo assim estão de parabéns hahaha. Aahh. E Paty. Vc mandou bem mesmo! <3
mt bom , aprovado
Comecei a ler a uma semana para a escola,ainda tenho algumas dúvidas sobre oq li até agora,não poderia pedir espoiler,mas só queria dizer que até agora estou adorando,gosto muito de ler,este é meio pequeno,mas é bom para um simples trabalho de escola! Adorei^_^
Entendi agora porque que se chama resumão. Não da nem pra entender direito a história!
Na verdade chama-se Resenha (conforme está escrito na frente do título da obra). O nome do site é uma mera brincadeira com as pessoas que esperam que resenhas sejam resumos. 😉
Uma resenha trata mais de opinião do que de contar a história totalmente…é essa a idéia que tentamos implementar aqui no Poderoso.
Obrigada pela visita.
[…] com que a seu comportamento oscile entre a euforia e o pessimismo. Em virtude dessa dualidade de Dr. Jekyll and Mr. Hyde, quem de nós tem convicção de nosso destino nessa […]
Vi esses personagens no seriado Once upon a time, queria saber mais sobre essa historia, alguém sabe se tem como ler o livro online?
Oi, dá uma olhada no site dop exilado: http://livrosdoexilado.org/
Ele costuma ter bastante coisa boa lá para ebooks. 😉
achei muiro bom msm
oi gente, boa noite, eu gostaria de saber onde vcs leram o livro, estou a hrs tentando achar na internet mais n consigo, ouvir falar da história através de uma série que assisto, e achei muito interessante, gostaria de ler o livro completo mais n consigo achar em lugar algum, se alguém puder me ajudar ficaria muito grata 😉
Dá uma olhada na Biblioteca do Exilado http://epubr.club
Eles têm muito livro bom lá disponível em vários formatos. 🙂
nota 10 parabens
Muito bom esse site…(já tive a oportunidade de ler o livro e a resenha e as respostas da “Paty” foram maravilhosas) 😉
Alguém fala o desfecho do livro pfv!!!
Pode falar pode falar spoiler pfv alguém fala aí!!
Esse e o grande “Clube da luta” literal (Ou Clube da luta e o medico e o monstro em forma de filme :v)
Como mataram ou como o Hyde morreu?
Adorei o seu resumo, já estava com muita vontade ler ele, agora com certeza vou fazê-lo. Vou fazer uma crítica a ele no meu blog. Se puder visitar e dar uma olhada: http://delgaudiano.blogspot.com/
Belíssimo trabalho! Estou pesquisando sobre o livro para um seminário de faculdade e seu resumo me ajudou muito. O livro parece interessante, e já vou me atentar de comprá-lo pra eu me certificar hahaha, bjs e obrigada.
Quero saber quem é o autor
Olá! O livro foi escrito por Robert Louis Stevenson.
LEGAL 🙂
MUITO BOM MESMOOOOOO