Resenha – Pequeno manual antirracista
por Bruno Lisboa
em 16/11/20

Nota:

Djamila Ribeiro é uma das vozes mais potentes do Brasil. Quem assistiu a sua participação no Roda Viva pode perceber esta qualidade. E este feito / exercício não é de hoje.

Sua carreira, enquanto escritora, foi iniciada com O que é lugar de fala?, obra lançada em 2017 onde analisa a necessidade (urgente) da quebra do silenciamento histórico de vozes das minorias em prol a multiplicidade de percepções. Seu segundo livro foi Quem tem medo do feminismo negro? a catapultou ao estrelato, graças a qualidade impressa em suas análises acerca da realidade brasileira e a luta feminista. Sua obra mais recente é o, também, largamente elogiado Pequeno manual antirracista.

Lançado no final do ano passado, Pequeno manual antirracista segue mantendo em voga uma das características da autora que lhe é mais comum: a de cutucar feridas que teimam em permanecer no ideário da sociedade em diversos segmentos. Como, por exemplo, se percebe na ausência de negros exercendo funções de liderança no mercado de trabalho ou no universo acadêmico.

Composto por 10 textos breves, na obra Djamila retoma o tema que lhe é comum (o racismo) porém não o faz de maneira repetitiva ou exaustiva. A partir de uma linguagem simples, a autora problematiza questões ligadas a discriminação racial, mas o faz visando tirar o leitor de sua zona de conforto. Afinal, num país cujo racismo está enraizado em nossa cultura é fácil dizer não ser racista, mesmo o sendo. É a partir deste raciocínio que Djamila aponta para diversos segmentos da sociedade nos quais preconceitos raciais se fazem (erroneamente) presentes.

Em tempos em que movimentos como o Black Lives Matter reverberam mundo à fora, obras como o Pequeno manual antirracista comprovam que a luta contra o racismo é de cunho universal e, acertadamente, tem conseguido ganhar corações e mentes de uma sociedade que segue em reconstrução e começa a desejar reparar erros de um passado / presente gritante.

****

O livro foi enviado pela editora.

Postado em: Resenhas
Tags: , ,

Nenhum comentário em “Resenha – Pequeno manual antirracista”


 

Comentar