Resenha – Por que lutamos?
por Bruno Lisboa
em 02/12/20

Nota:

Manuela D’ávila é uma das figuras públicas mais relevantes dos nossos tempos. Sua luta e militância no exercício da política e da cidadania tem, há décadas, ajudado a sustentar o debate em prol das minorais, a defesa de uma sociedade mais justa e igualitária. E para ampliar ainda mais a sua voz, D’ávila tem feito o exercício da escrita como instrumento de um diálogo ainda maior com outros públicos.

Formada em jornalismo, em 2019 Manuela deu início a sua carreira como escritora através da obra Revolução Laura: Reflexões sobre maternidade e resistência (Editora Belas Letras). Aproveitando-se da boa repercussão de seu primeiro livro no mesmo ano lançaria Por que lutamos?

Lançado pela editora Planeta, em Por que lutamos? a autora procura abordar o feminismo e seus desdobramentos, mas sem o academicismo que é geralmente inerente ao tema que, por vezes, acaba por criar o distanciamento do leitor comum. Por mais informal que possa parecer tal escolha, a mesma torna-se pontual, pois consegue trazer para o debate pessoas que, de modo geral, não tiveram apreço ou compreensão do feminismo e a luta por igualdade das mulheres.

Escrito de forma didática, simples e objetiva, D’ávila busca se espelhar em exemplos do quotidiano para ilustrar o seu ponto de vista. Tal escolha faz com que o texto ganhe em fluidez e identificação, num exercício onde a(o) leitor(a) se sente próximo a autora como também das situações ilustradas, que fomentam um debate acerca do feminismo na contemporaneidade. Há espaço, inclusive, para o(a) leitor(a) registre seus pensamentos no próprio livro, tal como num diário.

Por que lutamos? é um importante manifesto, cujo didatismo traz elementos essências para novos tempos que se avizinham, graças a militância de diversas mulheres no cenário nacional. Para isso, devemos seguir em luta em prol de uma sociedade mais igualitária, justa e harmônica. Se o amor há de vencer o ódio o guia está aqui.

Postado em: Resenhas
Tags: , , ,

1 Comentário em “Resenha – Por que lutamos?”


GILKA DO SOCORRO PACHECO em 03.12.2020 às 12:07 Responder

Ainda não tive oportunidade de ler este livro, mas a resenha me instigou a le-lo. Obrigada pela ajuda. Parabéns pela iniciativa, o Brasil precisa de ler mais, livros de boa qualidade.


 

Comentar