Resenha – Raul
por Juliana Costa Cunha
em 03/02/21

Nota:

Raul – expressão utilizada para definir uma pessoa que aplica golpes relacionados a cartão de crédito.

Alexandre De Maio – Jornalista, quadrinista e diretor de arte visual do Catraca Livre.

O ponto de encontro entre Raul e o jornalista é quando ele decide colocar no papel a história real de um personagem que ele conhecia a tempo. Um Rapper que, no auge de sua carreira, foi preso por aplicar o golpe do cartão de crédito (Raul). Toda a história ilustrada em Raul foi surgindo a partir de diversas ligações telefônicas entre De Maio e o Raul.

De Maio relata em entrevistas sua fascinação pela história do Rapper e pelo tipo de golpe que ele praticava, que não tirava o dinheiro da pessoa, mas do sistema. No caso, o sistema bancário e capitalista. Após diversas ligações os dois finalmente se encontraram e tiveram uma longa conversa, da qual o autor extraiu sua história em quadrinhos.

Raul chama atenção pela história narrada, mas também pelo traço de De Maio e pela representatividade da estética da periferia brasileira em seus traços. E, ainda, outro aspecto importante é que, por ser o autor jornalista, foram utilizados os rigores de proteção da fonte e dos dados em toda a obra. A grande diferença é que não temos esta entrevista transcrita e publicada em revista, mas desenhada e publicada em livro, lançado pela Editora Elefante.

Raul conta a história de um menino que nasceu e viveu na periferia de São Paulo e, assim como toda criança, tem sonhos de ter o primeiro gamer, o primeiro tênis de marca, óculos da moda e etc. Esta criança cresce em meio a pequenos crimes e num ambiente nada saudável, enquanto assiste a shows de rappers na televisão e sonha em se tornar um deles.

Com o tempo se insere na prática de crimes com cartões de crédito, tornando-se conhecido no meio por suas técnicas inovadoras, que lhe permite sempre conseguir um valor alto em suas transações. Então, Raul, usa parte deste dinheiro pra finalmente investir em sua carreira de Rapper. Fica famoso. Viaja o mundo. Gasta muito dinheiro e acaba precisando de mais e voltando ao crime, quando é preso e tem sua vida completamente modificada.

Uma história incrível, com muitas reviravoltas e um retrato fiel das facetas do sistema capitalista em nossas vidas. E de sonhos não concretizados.

Postado em: Resenhas
Tags: , ,

Nenhum comentário em “Resenha – Raul”


 

Comentar