Resenha – Renegados: born in USA
por Bruno Lisboa
em 23/12/21

Nota:

Obama e Springsteen, cada um a sua maneira, construíram trajetórias icônicas que os transformaram em figuras centrais em suas respectivas áreas, na política e na música, respectivamente. Por mais que, de forma aparente, ambos tenham trilhado caminhos distintos, que os levaram ao sucesso em suas carreiras, Barack e Bruce tem muitos pontos em comum e isto é o mote central do livro Renegados.

A obra é um produto assessório ao podcast de mesmo nome e traz, na intimidade, conversas realizadas durante o ano de 2020. De forma livre e espontânea, Barack e Bruce abordam temas diversos que mostram pontos de consonância e divergência em suas criações e modos de ver o mundo.

Temas ligados a infância e adolescência de cada um servem como ponto de partida para que o diálogo flua para os mais diversos temas, que vão desde a relação com o universo da música, o exercício da paternidade a questões raciais. Suas visões relacionadas aos EUA revelam, de modo geral, as agruras e as alegrias de serem norte-americanos, mas sem o pedantismo nacionalista que poderia estar relacionado.

Outro ponto à favor é que, indiretamente, o livro funciona também como um registro histórico dos EUA, em vários sentidos, pois muitos dos movimentos e transformações sociais, ocorridas no século passado, são citados no decorrer das conversas. E o impacto deste período foi fundamental para formação intelectual / humana para ambos.

Para além da transcrição das conversas o livro, ao longo de mais de 300 páginas, é composto por um material riquíssimo (por vezes inédito) contendo fotos, letras de música, notas manuscritas de discursos, que contribuem de maneira pontual para que o leitor vislumbre o que é relatado nos diálogos.

Por fim, Renegados é o retrato íntimo de duas figuras essenciais na contemporaneidade, que entendem as dores de um mundo polarizado e estão dispostas a dialogar para transformá-lo. O livro é leitura pontual e inspiradora para que novos tempos de esperança possam nascer.

****

Postado em: Resenhas
Tags: , , ,

Nenhum comentário em “Resenha – Renegados: born in USA”


 

Comentar