Resenha – The Tipping Point
por Gabriel
em 23/03/13

Nota:

The Tipping PointLá vamos nós com Gladwell de novo. No ano passado este senhor, junto a Dan Ariely e aos caras do Freakonomics, compôs o grupo dos que foram os livros mais “abertura de mente” que li nos últimos tempos. Com seus estudos e pesquisas totalmente inesperados, estes autores dissertam sobre assuntos diversos e curiosos, com conhecimento de causa.

The Tipping Point é um livro que trata, principalmente, das características que fazem com que uma tendência se torne “viral”. Ou seja, o autor mergulha em diversos casos de informações ou objetos ou marcas que eram obscuras ou restritas a um nicho e, de repente, alcançaram proporções extremas.

Somos apresentados a casos tão distintos quanto calçados esquecidos em brechós americanos que de um dia para o outro passaram a ser clássicos da moda, ou momentos na guerra americana pela independência em que um único homem conseguiu gerar reações o bastante em uma noite para derrotar um ataque inglês.

Outro aspecto muito bem abordado pelo autor são os perfis de pessoas que existem e se envolvem no desenvolvimento de uma “tendência”. Conhecemos os “vendedores”, os “mavens” e outros e entendemos seus papéis em transformar algo em moda. É muito interessante ler as descrições dos perfis e tentar identificar entre os seus conhecidos cada um dos papéis.

Assim como em Outliers, Gladwell leva o livro como se estivéssemos em uma grande conversa de bar com alguém muito interessante. Sua escrita fluida e ausência de termos técnicos desnecessários tornam o livro uma excelente companhia de fácil leitura, sem nunca descuidar dos fatos cuidadosamente apurados e sempre mostrando os pontos em comum entre cada caso, que mantêm a linha narrativa da obra.

The Tipping Point é ótima leitura para profissionais ou interessados em Marketing, que podem aprender uma coisa ou outra sobre o boca-a-boca e o surgimento de uma tendência, mas também é um livro recomendado para qualquer um que mantenha aquela curiosidade saudável sobre o modo como as coisas funcionam.

 

Postado em: Resenhas
Tags: ,

Nenhum comentário em “Resenha – The Tipping Point”


 

Comentar