Resenha – Uma Breve História Do Tempo
por Ragner
em 22/03/13

Nota:

633483_364

Tempo, Espaço, Dimensões, Buracos Negros, Teoria Geral do Universo, Big Bang. Esses e outros assuntos são abordados de forma bem franca e mais direcionados à iniciantes. Hawking escreve para não conhecedores do assunto e mesmo para estudiosos que se interessam pelo cosmos e por teorias que possam contemplar o início e o fim do mundo. O livro ainda permanece, hoje em dia, como um estudo enriquecedor sobre a história do pensamento astrofísico e cosmológico, mesmo sendo escrito há mais de duas décadas.

Stephen Hawking é um dos cientistas mais importantes em todo o mundo. Sua contribuição no campo da física teórica contribui muito para o entendimento do surgimento do universo e o caminho que pode significar o fim de tudo que existe. Desde o Big Bang até a formação de buracos negros, tudo é explicado através de uma visão geral de tudo que ele julga importante sobre o assunto.

Acredito que uma das maiores intenções de Hawking foi esclarecer como o pensamento sobre a Teoria Do Tudo pode ser acessível. Durante a leitura somos apresentados a questões que discutem equações bem complicadas e que também discorrem até sobre a possibilidade da existência de Deus ou sua inexistência. Cada capítulo vai esclarecendo assuntos relevantes a uma possível unificação de tudo que já foi discutido ou pensado sobre a origem e destino no universo.

O livro possui uma linguagem que não se limita à conceitos didáticos pura e simplesmente e sua leitura se torna bastante agradável e interessante. Hawking já escreveu outros livros que conseguem ir além do que foi escrito aqui, trabalhando conceitos mais específicos e defendendo ainda mais alguns pontos que foram apresentados aqui.

O autor vai analisando como a concepção de dimensões auxiliam a entender o mundo; vai explicando como funciona a expansão do universo; argumenta sobre partículas microscópicas e gigantes elementos que estão além de nosso alcance visível e investiga as causas prováveis do nascimento e funcionalidade de buracos negros. Tudo isso com a ajuda de alguns gráficos e figuras bem introdutórias.

Para quem quer aprender um pouco mais sobre o que os físicos e astronomos buscam. Para quem deseja entender melhor noções que tentam explicar o universo, Uma Breve História Do Tempo serve muito bem como algo preliminar e de fácil entendimento. Um livro para leigos e iniciados que desejam saber mais.

Postado em: Resenhas
Tags: , ,

2 Comentários em “Resenha – Uma Breve História Do Tempo”


Avatar
************** em 08.03.2015 às 16:36 Responder

Após ler esta resenha fiquei muito interessado no livro escrito pelo professor Hawking. Por este motivo, já o adicionei na lista de livro que pretendo ler.

Avatar
************** em 08.03.2015 às 16:37 Responder

fiquei muito interessado no livro por causa desta resenha


 

Comentar