Resenhas De Quadrinhos – Duke – Desenhos De Humor
por Ragner
em 04/07/14

Nota:

FOTOLIVRODUKE

 

Cartunistas e chargistas são camaradas que agrado bastante. Muitas vezes procurava jornais aqui em casa e os folheava somente para poder ler tirinhas ou olhar a charge do dia, da semana, que estava emplacada na edição. Os desenhos não são perfeitos em aparência com o modelo copiado, mas é evidente de que se trata de uma caricatura e isso os tornam mais legais e interessantes ainda. Nada aqui é uma obra de arte, mas sim uma obra com arte.

As charges ou cartoons, são trabalhos que conotam e evidenciam uma alegoria relacionada a política, esporte, sociedade, educação, saúde, segurança entre vários outros assuntos, todos com muito humor e sátira. Todo um contexto sócio-político-cultural é relacionado e apresentado com bastante conhecimento de causa pelo artista, já que os desenhos muitas vezes não precisam de legenda e em todas eles fica claro e evidente do que se trata a obra.

 

1

 

Li esse livro lotado de tirinhas e desenhos do Duke assim de supetão. O vi na escola em que trabalho e aproveitei para comentá-lo aqui. Entre páginas e mais páginas de coisas atuais e atemporais, já que se trata de uma coletânea da obra do desenhista que engloba sua produção de uma década, podemos desfrutar de um humor ácido, sem qualquer parcialidade e escancarando a falta de ética de alguns políticos, a pretensão de ser deus de alguns religiosos, a desumanidade de alguns contextos sociais e a irracionalidade desestruturada da sociedade como um todo. Tudo escancaradamente óbvio, pois o autor não mede a peso do lápis e acerta em cheio o alvo do “protesto” ou zoação.

duke-41

 

Aqui vislumbramos recados diretos, à instituições, pessoas físicas e jurídicas, não importa o quão poderoso é ou se pode vir a ser equivocado embaraçar alguém (nem o Papa escapa). Alguns dos nosso maiores problemas sociais estão retratados aqui, de forma sempre irônica, captando com bastante humor qualquer tipo de violência e miséria, dando muitas vezes nome e visual aos culpados. E a graça está ai, pois Duke não somente dá aquele tapa legal na cara do que acredita ser errado, como também desenha de uma maneira tão característica, e caricata, que o sarcasmo ultrapassa as palavras e se mostram nos traços.

Postado em: Quadrinhos
Tags: , ,

Nenhum comentário em “Resenhas De Quadrinhos – Duke – Desenhos De Humor”


 

Comentar