Revisitando – Profissões para mulheres e outros artigos feministas
por Gabriel
em 07/02/15

Nota:

Profissões para mulheres

Virginia Woolf é um nome conhecido. Quase todo mundo já ouviu falar desse nome ou já viu alguma citação por aí. Mas até hoje eu não tinha tido contato direto com a obra dela. Aqui no Poderoso já tivemos uma resenha da Paty.

A obra em questão é um apanhado de diversos textos feministas escritos por Woolf em diferentes situações: um primeiro lido pela autora para uma associação de mulheres, três resenhas escritas para jornais, uma muito interessante troca de cartas com um escritor seu amigo e dois ensaios escritos para publicações variadas.

Em cada um dos textos do livro, Woolf mostra o estado da arte do feminismo em seu tempo. A maioria dos textos é da década de 20/30, uma época tão próxima e no entanto tão longínqua. O pensamento feminista da época era extremamente simplório e buscava ainda condições mínimas de paridade de condições em relação aos homens. Por mais que haja a conquistar hoje, a luta na época estava muito mais longe de seus objetivos. A autora discorre sobre profissões nas quais as mulheres são barradas, sobre a possibilidade de que mulheres entrem em círculos como o dos autores de livros, entre outros direitos que lhes são negados.

Os textos de Virginia Woolf descrevem muito bem sua posição sobre as diversas arbitrariedades perpetradas em nome de supostas diferenças fundamentais entre homens e mulheres. Ela expõe com muita habilidade o cenário real, como o que acontece na verdade é uma total diferença de condições que vem do berço; um direcionamento das famílias e da vida da classe operária que leva as mulheres a naturalmente ocupar posições predeterminadas que as colocam como donas de casa, como praticantes de jornadas duplas (quando lhes é permitido trabalhar) e como seres inferiores aos quais são negadas coisas tão simples quanto as economias da família para frequentar uma universidade.

Este livro é de leitura rápida e pode ser encontrado em bancas de jornais. Vale a pena para quem precisa entender de onde surgiu o feminismo, quais são suas raízes históricas e porque esta luta é muito maior e anterior ao que hoje discutimos. É importante para entender o que já foi conquistado, o quão longe estamos de termos resolvido esse problema e o quanto o pensamento de mulheres como Woolf ajudou a evoluir a questão.

Postado em: Revisitando
Tags: , , ,

Nenhum comentário em “Revisitando – Profissões para mulheres e outros artigos feministas”


 

Comentar