Revisitando – Uma breve história do tempo
por Thiago
em 11/03/15

Nota:

grandeBrevehistoriadotempo

 

Este post, além de contemplar a parceria deste site com a Editora Intrínseca, também é um revisitando, afinal o Ragner já resenhou este livro em março de 2013.

Em decorrência do filme sobre a vida de Stephen Hawking, a editora Intrínseca resolveu fazer uma nova edição de um dos mais importantes livros do físico mais popular de todos os tempos.

Li este livro pela primeira vez muitos anos atrás, quando ainda estava no ensino médio, ou seja, mais ou menos 12 há 14 anos. Nesta feita não entendi muito, por isso foi muito legal reler agora.

Ele foi inicialmente publicado pela Editora Rocco em 1988, a nova edição conta com um prefácio escrito pelo próprio autor, na edição original o prefácio era assinado por Carl Sagan. Aqui Hawking nos diz que “aproveitou a oportunidade para atualizar o livro e incluir novos resultados teóricos e observacionais que foram obtidos após a primeira edição”. Além disso incluiu um capítulo sobre buracos de minhoca e viagens no tempo, descreve também “o progresso feito nos últimos tempos na descoberta de dualidades ou correspondências entre teorias da física aparentemente distintas”.

Entretanto os pontos prncipais deste best seller permanecem. O interessante é pensar que um livro de divulgação científica é tão lido por pessoas de todos os tipos. Hawking justifica este sucesso a existência de um interesse pelas questões por ele abordadas, como: De onde viemos? E por que o universo é do jeito que é? Enfim, aqui é onde a física flerta com a filosofia em seus complexos questionamentos.

A parte inicial do livro é basicamente sobre filosofia da ciência, para depois prosseguir com pontos mais próprios da física, ou melhor, da física quântica, como os capítulos que falam sobre os buracos negros (ponto muito importante nas pesquisas realizadas por Hawking).

Por mais que o livro tenha uma linguagem acessível pode conter palavras desconhecidas para a maioria dos leitores, mas não se intimide, no fim do livro há um ótimo glossário que resolve isso. Além disso, podemos encontrar nas últimas páginas três mini biografias de pensadores de extrema importância citados sempre no texto, no caso Einstein, Galileu e Newton.

Por mais que o sucesso do livro seja incontestável não vejo como uma leitura para qualquer pessoas, alguns conhecimentos prévios podem deixar o passar de páginas muito mais proveitoso. Entretanto é bem didático, aquele que realmente se interessar pelo tema e quiser saber mais sobre a ciência e a busca do ser humano em algumas questões, como o Tempo (e obviamente o espaço) aqui é um bom lugar para começar.

Boa leitura a todos!

 

stephen-hawkings

***

O livro foi enviado pela editora. 

SELO BLOG

Postado em: Revisitando
Tags: , ,

Nenhum comentário em “Revisitando – Uma breve história do tempo”


 

Comentar