Links
por Poderoso
em 25/09/15

MUITOS-2

 

Em nossas andanças pela internet, muitas vezes encontramos links valiosos, que rendem leituras interessantes mas que acabam se perdendo no mundo da interação constante. Nem sempre é possível dividir tudo o que encontramos ou um post singelo nas mídias sociais acaba se perdendo no ruído. Por isso, toda 6a o Poderoso vai reunir os melhores links sobre literatura e cinema que encontrarmos nesse mundo sem fim da internet.

Os eleitos dessa semana são:

Captura de Tela 2015-09-20 às 19.23.05

Lendo os clássicos – O autor Luiz Ruffato junta-se ao rol de blogueiros literários. Isso, você leu certo. Ele lançou em Agosto o blog Lendo os Clássicos em que comenta brevemente suas impressões de leituras sobre livros como “O clube dos suicidas” (que já passou pelo Poderoso), “Antologia da Literatura Fanástica”, “As filhas do fogo” e mais. Vale acompanhar. (Via Blogspot)

Captura de Tela 2015-09-20 às 19.19.36

O glamour de Clarice Lispector – Benjamin Moser, autora da biografia de Clarice Lispector escreveu um belíssimo texto sobre a autora para a The New Yorker lá em Julho, mas que vale a pena ler a qualquer hora. O autor descreve os talentos de Lispector e seu glamour tanto como autora quanto no quesito fashion. Encerrando de maneira fantástica em uma comparação da autora ao renomado russo autor Tcheckov. O texto é um tantinho longo mas vale cada minuto. Link em inglês. (Via The New Yorker)

Captura de Tela 2015-09-20 às 21.17.02

Maior nome da poesia árabe moderna, sírio Adonis fala sobre crise dos refugiados na Europa – Recentemente, saiu  uma matéria dizendo que literatura ajuda a melhorar a empatia. Adonis, que vive em Paris, fala sobre o atual caso dos refugiados na Europa, o papel da religião e reformas no Oriente Médio. Boa entrevista em uma ligação excelente de arte e atualidade. (Via O Globo)

— É preciso ter esperança sempre, sem ela não podemos viver. Mas a esperança tem que se apoiar em ideias essenciais. Não há esperança sem a separação entre religião e política, sem a libertação da mulher árabe, sem independência em relação às forças estrangeiras. Há muita gente que acredita nesses princípios e luta por eles. A partir daí, sim, podemos ter esperança.

Captura de Tela 2015-09-20 às 21.23.38

O passado político da dublagem (e da legenda): Mais um link do Judão para animar essa lista. Dessa vez, eles fazem um apanhado sobre a História política da dublagem – História que passa, aliás, pelos nazistas, fascistas e ditadores brasileiros. Há muito mais por trás da legenda do que poderíamos imaginar. O texto, como sempre, tem o selinho de qualidade do Judão, Leitura excelente. (Via Judão)

Captura de Tela 2015-09-20 às 21.31.23

Especial: 150 anos de “Alice no País das Maravilhas”: Esse é um ano especial para os fãs de Alice nos País das Maravilhas e o Estadão fez um especial sobre essa obra incrível. Tem comentários sobre as edições, livros inspirados por Alice, as adaptações cinematográficas, histórias dos bastidores e mais. Vale fazer um café quentinho e sentar para se deliciar nesse texto excelente. (Via Estadão)

Captura de Tela 2015-09-24 às 21.26.08

 

García Márquez: “Pablo Escobar não podia distinguir entre o bem e o mal”: “Notícias de um sequestro” foi publicado pela primeira vez há mais ou menos 10 anos. O livro narra alguns dos sequestros políticos de Pablo Escobar e foi escrito depois de uma extensa pesquisa que durou 3 anos. Assinado pelo nosso querido Gabo, o livro nos apresenta nove sequestros políticos organizados por Pablo Escobar. Matéria publicada em Junho no El País. (Via El País Brasil)

Captura de Tela 2015-09-24 às 21.27.08

40 escritoras para ler antes de morrer: Que tal mais uma lista para um projeto interessante? No auge do debate sobre diversidade, surgiu o projeto Leia Mulheres (aqui vocês encontram mais informações além de uma lista de todas as mulheres que já passaram pelo Poderoso), que pretende estimular a leitura de autoras. O Gabriel, aqui do Poderoso, aceitou o desafio de só ler mulheres em 2015 e você pode acompanhar seus relatos nas resenhas postadas semanalmente. No link, temos 40 autoras – das antigas ou contemporâneas – que vale a pena conhecer. De Anne Rice a Chimamanda Adichie, de Marguerite Duras a Lionel Shriver – tem para todos os gostos. (Via Revista Bula)

 

Postado em: Sem categoria

Nenhum comentário em “Links”


 

Comentar