Semana De Cinema – 15 Filhos
por Gabriel
em 18/11/12

Nota:

15 Filhos

O que você faria se não soubesse o paradeiro definitivo dos seus pais, 40 anos após o desaparecimento deles? Como seria se você soubesse que seus pais foram torturados porque acreditavam em algo diferente do que os poderosos queriam? O que é viver uma vida inteira com uma sombra como essa?

15 Filhos é um documentário independente sobre as vidas dos filhos dos militantes que lutaram contra a ditadura brasileira dos anos 70.

A ditadura militar que se instaurou no Brasil a partir de 1968 tornou-se notória pela truculência. Em particular, os opositores do regime sentiram na pele os efeitos da repressão. E é claro que seus filhos, muitas vezes recém-nascidos ou muito jovens na época, tiveram suas vidas afetadas por tudo isso.

Pais desaparecidos, cenas marcantes, memórias incertas e o medo. Tudo isso é relatado por 15 filhos de militantes, entrevistados e falando abertamente sobre o que foi e o que é ser filho de pessoas que ousaram se levantar contra um regime opressor e que não admitia a oposição. Os depoimentos falam de medo, sofrimento, apreensão, mas também de orgulho e respeito pelos que acreditaram até o fim em suas causas.

Entre outros livros e filmes, 15 Filhos é fundamental para entender o que foi este período, através do prisma das vidas humanas mais diretamente afetadas por ele. É um aspecto perturbador e triste do regime, que, justamente por isso, merece ser cada vez mais esclarecido. Simples e intenso em seus 20 minutos de filme, procurem 15 Filhos e assistam.

Postado em: Semana de Cinema
Tags: ,

Nenhum comentário em “Semana De Cinema – 15 Filhos”


 

Comentar