Semana de Cinema – A Caça
por Gabriel
em 01/06/13

Nota:

A Caça

Você conhece o cinema escandinavo? Não? Quase nada? Exato, eu também não sabia que isso sequer existia como uma escola de cinema, quanto mais tinha tido contato com ele. Talvez até já tivesse assistido a uma película vinda dessas bandas, mas não que eu me lembre.

Pois bem, eis que um dia os filmes que você quer ver não têm bons horários, outros não soam tão interessantes, e você se rende a um filme dinamarquês com um protagonista que parece já ter visto na vida. E a surpresa não poderia ser maior.

A Caça mostra a reação de um vilarejo da Dinamarca, nos tempos atuais, quando se espalha a notícia de que um de seus professores da escola infantil, Lucas (o protagonista), teria abusado de uma menininha. Este é o mote principal do filme, a partir do qual toda a vida de Lucas é mudada, seus amigos mudam de posições, suas relações sofrem baques e até mesmo seu filho é afetado.

O filme deve muito ao lugar de onde veio. Tivesse sido rodado em Hollywood, provavelmente A Caça teria Lucas reagindo ao povo do vilarejo, pegando em armas e fazendo justiça com as próprias mãos, no melhor estilo Chuck Norris. Fosse um protagonista brasileiro, duvido que Lucas já não teria resolvido o mal entendido na primeira chance que tem, ao conversar com a (megera) diretora da escola infantil. No entanto, como temos um protagonista e um diretor dinamarqueses, vemos momentos intensos de raiva e ódio, frustração, violência e do sofrimento de um homem injustamente acusado.

A Caça envolve o espectador, que leva algo como 15 minutos de filme para passar a se preocupar com a vida de Lucas e de seu filho; assisti no cinema e manifestei minha aprovação em voz alta quando o protagonista revidou uma agressão. E não fui o único. É este o nível de envolvimento que o filme causa.

Este não é um filme para quem espera ação. A Caça tem elementos de suspense e um profundo drama psicológico, mas o andamento do filme pode decepcionar quem busca velocidade e cenas impactantes. Se este não é o seu caso e a trama te interessou, vá em frente. Você também vai se surpreender.

Postado em: Semana de Cinema
Tags:

Nenhum comentário em “Semana de Cinema – A Caça”


 

Comentar