Semana de Cinema – As Vantagens de Ser Invisível
por Gabriel
em 30/11/13

Nota:

As Vantagens de Ser Invisível

Alguns filmes, por mais recomendados que sejam, custam a convencer que são de fato boas opções. As Vantagens de Ser Invisível é um desses. Seu título não me agradava, a capa também não era das mais empolgantes, com 3 adolescentes de frente e um simples fundo verde; e admito que a presença de Emma Watson me causava certo preconceito (mais por relaciona-la com filmes infantis após todos os longas de Harry Potter que a lançaram do que por qualquer razão real).

Finalmente me rendi à recomendação e dei uma chance ao longa. O começo não parece promissor. Trata-se de um filme que se inicia com um clima de sessão da tarde, mais uma daquelas estórias sobre como todos os alunos das High Schools americanas (o equivalente ao Ensino Médio brasileiro) carregam traumas desta fase da vida.

A primeira grande diferença do filme em relação aos dramas escolares de sempre vem de seus atores. Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller têm personagens interessantes e atuações de bom nível, sendo que o personagem de Ezra o permite desenvolver trejeitos que por vezes lembram atuações de Johnny Depp.

O roteiro trafega pelo mundo dos segregados e alternativos da escola, enquanto acompanha a vida de Charlie (Logan Lerman), um garoto que enfrenta o bullying constante, as mudanças desta fase da vida e uma vida pessoal conturbada. São apresentados diversos outros personagens, que tornam as relações de todos ainda mais complexas. O filme consegue prender a atenção, mesmo que às vezes bata uma desconfiança de que de fato aquele é um forte candidato à Sessão da Tarde.

É nos 20 ou 30 minutos finais, porém, que As Vantagens de Ser Invisível revela segredos do roteiro e surpreende o espectador, provando porque teve boa recepção da crítica. A edição do filme me pareceu um tanto estranha, com cortes de cenas que pareciam pular partes da estória, mas talvez isto tenha sido proposital. De qualquer forma, é uma grata surpresa. Só não é recomendável se você tiver traumas do Ensino Médio e não quiser traze-los à tona.

Postado em: Semana de Cinema
Tags:

Nenhum comentário em “Semana de Cinema – As Vantagens de Ser Invisível”


 

Comentar