Semana de Cinema – Black
por Poderoso
em 28/09/12

Nota:

Hoje é dia de falar um pouquinho sobre o consagrado filme Black.

Black trata-se de um longa-metragem produzido na Índia durante o ano de 2005 e foi inspirado na vida da escritora Helen Keller, que ficou surda e muda por conta de uma doença cerebral conhecida como “febre cerebral”. Entretanto, a deficiência não impediu que Keller se tornasse uma célebre escritora e conferencista conhecida no mundo todo.

O longa tem como personagem principal Michelle (Rani Mukherjee), uma garota que nasceu surda e cega e foi tratada de forma desumana pelos pais. Durante vários anos de sua vida, Michelle sofreu diversos tipos de torturas, tanto no caráter físico quanto no emocional. Seu pai mostrava ter um desequilíbrio psicológico impressionante por conta da falta de paciência demonstrada com a própria filha, que era defendida de forma contundente pela mãe. Para piorar as coisas, acontece algo que complica ainda mais a vida de Michelle: o nascimento de sua irmã mais nova, Sara (Nandana Sen), aumenta ainda mais as dificuldades presentes no relacionamento entre ela e os pais. Com o intuito de procurar uma maneira para Michelle se desenvolver, seus pais procuram uma escola especialista na educação de crianças cegas e surdas com a esperança de Michelle melhorar sua situação. E é nesse momento que entra na vida da garota uma pessoa importantíssima e fundamental em sua vida: o professor Debraj Sahai (Amitabh Bachchan), que possui a dura missão de ajudar Michelle, que até então não tinha um contato social presente e ativo com a sociedade no qual ela convivia.

O filme, mais do que um simples longa-metragem premiado, é uma lição para a sociedade capitalista, que por conta do sistema econômico dominante acaba tornando os indivíduos mais individualistas, sem a propagação do pensamento proporcionado pela filantropia no que se refere em “ajudar o próximo”. O filme é uma reflexão, por meio dele abrimos várias questões psicológicas como: o que eu posso fazer para ajudar quem precisa? Como eu posso contribuir de forma positiva com a sociedade? O que eu posso fazer para melhorar o mundo? ‘Black’ abre estas questões críticas ao indivíduo por meio da convivência entre o professor Debraj e sua discípula Michele, e mostra por meio de uma abordagem interessantíssima como a relação entre aluno-professor pode ser benéfica e enriquecida com um aprendizado positivo para ambos os lados.

Ainda pode-se dizer que o longa-metragem serve de alerta aos pais em geral, para que procurem dar a devida e máxima atenção e educação aos seus primogênitos, independente da condição física e psicológica dos mesmos. ‘Black’ mostra que, por meio de uma educação bem-feita e continuada, unida ao carinho e afeto, pode-se conseguir que pessoas se desenvolvam e possam conviver em total harmonia com a sociedade, independente de terem uma deficiência ou não.

‘Black’ é um filme que mostra ao indivíduo a importância da ajuda ao próximo e da educação para crianças especiais. Premiadíssimo, o longa ganhou o IIFA e o Zee Cine Awards para a categoria de melhor atriz (Rani Mukherjee). E no 51º Annual Filmfare Awards de 2006 ganhou nas categorias de melhor diretor, filme, ator (Amitabh Bachchan) e atriz (Rani Mukherjee), eleitos tanto pelo público como pela crítica.

Postado em: Semana de Cinema
Tags:

Nenhum comentário em “Semana de Cinema – Black”


 

Comentar