Semana de Cinema – Cidadão Boilesen
por Gabriel
em 02/03/13

Nota:

Cidadão Boilesen

O período de ditadura militar no Brasil é um tema que me atrai muito, pela característica de período de exceção e, principalmente, para entender tudo o que esse período causou no desenvolvimento brasileiro.
Henning Boilesen era um executivo dinamarquês que viveu no Brasil neste período. Como presidente da Ultragaz, financiou e apoiou a repressão do regime militar, papel no qual não estava sozinho; diversas empresas e executivos participavam dos mesmos esquemas de financiamento, motivados pela manutenção de um sistema que os favorecia.
O documentário Cidadão Boilesen se dedica a mostrar a extrema dualidade do personagem Boilesen, alçado à condição de “exemplo” para os outros empresários ao ser assassinado por movimentos armados.
Por um lado, somos apresentados a uma carreira meteórica, um homem apaixonante, eloquente e bem visto pelos que com ele conviviam. Por outro, conhecemos o Boilesen duro e frio que acompanhava sessões de tortura e contribuía até mesmo com equipamentos para as sessões. Lados tão conflitantes e que conviviam dentro de um mesmo personagem real.
O documentário, muito bem conduzido, mostra ambos os lados de maneira satisfatória e deixa que as conclusões surjam naturalmente através dos depoimentos dos entrevistados. Vemos seu filho, vemos generais, coronéis e outros militares e ex-militares, vemos historiadores e até mesmo participantes da execução de Boilesen. Todos os depoimentos são muito reveladores e mostram como a trajetória de uma mesma pessoa pode ser vista de várias formas.
Cidadão Boilesen, além de contar muito bem a trajetória do personagem e os motivos que o levaram a ser escolhido para a execução que aconteceu em 1971, narra com qualidade os momentos da ditadura militar e algumas das práticas de tortura e repressão. Diversas entrevistas são altamente reveladoras sobre a natureza do regime.
Indispensável para quem quer conhecer o país que vive, enquanto conhece uma pessoa real que teve personalidades tão díspares vivendo dentro de si.

Postado em: Semana de Cinema
Tags:

2 Comentários em “Semana de Cinema – Cidadão Boilesen”


Avatar
Bruna em 13.03.2013 às 12:48 Responder

Baixar o Documentário – “Cidadão Boilesen” – http://mcaf.ee/23o7b

Avatar
Paty em 13.03.2013 às 13:27 Responder

Opa!!! Mtoo bom, Bruna!! Super obrigada. =D


 

Comentar