Semana de Cinema – God Bless America
por Gabriel
em 29/03/13

Nota:

God Bless America

 

O modo de vida americano já é nosso velho conhecido; por décadas, praticamente todas as nações do Ocidente têm adotado formas de agir parecidas, baseadas no consumo e na sociedade capitalista dos Estados Unidos da América. É neste contexto que God Bless America se desenrola.

O personagem principal é um homem de meia-idade, divorciado, com um emprego qualquer, que convive diariamente com a futilidade e as características da sociedade americana de hoje, nada muito diferente do que temos em nosso país: reality shows, assédio moral no trabalho, pessoas que têm medo de se relacionar com outras pessoas, celebração de crianças mimadas e outras tantas peculiaridades do nosso dia a dia.

Ao ser demitido do seu emprego em um episódio que bem ilustra o estado atual das coisas, o personagem começa a questionar sua postura de passividade diante de tudo e todos, passando a alimentar seus sonhos mais psicopatas. O filme, então, passa seu lado crítico para segundo plano (sem nunca perde-lo, no entanto) e inicia uma sequência que não deixa a desejar (em nível de violência) para as obras de Quentin Tarantino. Sim, Tarantino.

God Bless America é um filme simples, que critica fortemente a sociedade americana (e ocidental, por tabela) com cenas violentas e, paradoxalmente, bebendo da mesma fonte de boa parte dos sucessos hollywoodianos (sangue e violência); como se sabe, Hollywood é responsável por grande parte da disseminação mundial do modo de vida que o filme critica. Vale pela diversão de algumas cenas, pela forte identificação da nossa cultura atual com a americana mostrada no filme e, para alguns, provavelmente pelo sentimento de desejo realizado (né Paty? 🙂 ). Recomendo!

Postado em: Semana de Cinema
Tags:

Nenhum comentário em “Semana de Cinema – God Bless America”


 

Comentar