Semana De Cinema – Google e o Cérebro Mundial
por Gabriel
em 27/09/14

Nota:

Google And The World Brain

Assisti ao documentário Google and the World Brain (Google o Cérebro Mundial, em tradução livre) em sua versão original, em Inglês. O documentário está disponível por completo no ThoughtMaybe.

O filme discorre sobre a criação do Google Books, o projeto de digitalização de livros criado pela gigante das buscas. Utilizando como pano de fundo textos de H. G. Wells, famoso pela visão distópica de sua ficção científica, somos apresentados a depoimentos de diversos membros do alto escalão do Google, pessoas envolvidas com as bibliotecas das maiores universidades do mundo e outras entidades que participaram de um processo aberto contra a empresa devido a este projeto.

Wells previa a criação de uma biblioteca mundial que incluiria todo o conhecimento já gerado no mundo, tornando-se assim uma espécie de cérebro global. O documentário faz o paralelo entre esse pensamento de Wells e o projeto do Google, já que a ideia era concentrar todo o conhecimento gerado ao longo dos séculos de existência da escrita. E conta a história dos processos que foram abertos contra a empresa, enquanto apresenta os depoimentos dos dois lados (pessoas a favor do projeto e pessoas que foram contra o mesmo).

A história do documentário é muito bem contada, com os trechos de entrevistas encadeados de forma a praticamente dispensar narração externa. Os próprios entrevistados e os trechos intercalados nos levam ao longo da trama. São usados também pequenos trechos de animação, simples porém eficientes, que replicam cenas de tribunais ou outras cenas que não poderiam ser usadas nos seus originais. Além disso, um ator interpreta H. G. Wells e representa trechos de seus livros, para dar o tom do documentário.

O filme é muito eficiente em apresentar a origem do projeto Google Books, o que ele potencialmente poderia ser, seus benefícios e promessas e seus pontos controversos. Mostra de forma clara a reação de diversos setores da sociedade, o acordo judicial e o posterior julgamento, culminando com as consequências positivas de tudo isso (como a criação de duas bibliotecas públicas continentais e mutuamente compatíveis). É muito interessante conhecer melhor essa história, que é um tanto obscura para o público em geral, e ficar mais familiarizado com o estado atual da construção de uma gigantesca biblioteca virtual, um cérebro do mundo.

Postado em: Semana de Cinema
Tags:

Nenhum comentário em “Semana De Cinema – Google e o Cérebro Mundial”


 

Comentar