Semana de Cinema – Irmão Urso
por Thiago
em 27/11/13

Nota:

images (9)

Um dos últimos desenhos em 2d da Disney, Irmão Urso nos traz um pouco da cultura e dos mitos do povo Inuite,  membros da nação esquimó que habitam as regiõesárticas do Canadá, do Alasca e da Groelândia.

A proposta deste filme de 2003 é até bem simples: em busca de vingança por seu irmão ter sido morto por um urso, o índio Kenai acaba sendo amaldiçoado pelos espíritos da floresta e transformado em um urso. Obrigado a viver sob a nova pele, ele começa a ver a realidade pela ótica dos animais. Logo faz amizade com um filhote de urso, o pequeno Koda, mas se vê em apuros quando seu próprio irmão começa a caçá-lo. Enquanto isso, Kenai na pele de um animal busca voltar a sua forma humana.

Desenhos são muito mais do que podemos ver assim logo de cara, Irmão urso demonstra bem isso, por mais que seja claramente voltado para o público infantil é tão rico em detalhes e pensamentos que cada vez que o revejo percebo coisas novas. Profundas discussões filosóficas e teológicas, como nossa relação com o que consideramos sagrado, aqui para o povo Inuite o sagrado se encontra na natureza e na nossa relação com a mesma. O filme nos mostra ritos e celebrações belíssimas, entretanto aqui o rito e o mito ultrapassam a dimensão simbólica e se tornam reais. Kenai, o personagem principal, um jovem desajeitado e inconformado, com sonho de grandeza, como todo adolescente deve ser, descobre um mundo místico de realidade fantástica  adentrando, através da pele de um urso, no mundo daquilo que é considerado sagrado em sua tribo, a natureza.

O ser humano aqui é capaz de se tornar parte da natureza de maneira literal, da natureza selvagem de uma região similar ao norte do Canadá. A viagem que nos leva Kenai, não se constitui apenas de questões ecológicas, é uma jornada de autoconhecimento, como toda boa jornada do herói tem de ser, um tempo de provações e aprendizado. Além disso é uma lição sobre pontos de vista, amizade e tradição.

Não acredita que tem tudo isso nesse desenho? Assiste e depois me conta o que achou.

http://youtu.be/2Om8GkmjGc4

Postado em: Semana de Cinema
Tags: ,

Nenhum comentário em “Semana de Cinema – Irmão Urso”


 

Comentar