Semana de cinema – Jersey Boys: Em busca da música.
por Thiago
em 24/09/14

Nota:

images (42)

Hoje quero pela primeira vez aqui falar sobre um filme que não gostei, não um filme bobo, mas algo fora da curva na carreira de um dos diretores que mais gosto na vida. Estou falando de Jersey Boys, dirigido por Clint Eastwood.

Pra quem conhece o brucutu da velha guarda apenas como ator de filmes de faroeste e policiais, vale a pena o conhecer enquanto diretor. Para os que já o conhecem enquanto diretor podem ter estranhado um filme que é adaptado de um musical de sucesso da Broadway, mas não há nada a se estranhar ai, afinal, Clint, entre outras coisas, é um aficcionado por música, vide seu filme “Bird”, filme sobre a vida do jazista Charlie Bird Parker.

Aqui, em Jersey Boys, filme deste ano (2014), ao adaptar o musical que conta a vida de Frank Valli, sua carreira solo, a banda com a qual fez grandes sucessos, os Four Seasons, Clint Eastwood se embola bastante, pois mistura gêneros e não se define, falta identidade. Os gêneros em questão são: máfia, retratando uma pequena máfia local de Nova Jersey; filme sobre amigos, a ascenção e a relação entre os componentes da banda, e por fim um drama familiar, mostrando a relação conflituosa entre Frank Valli, o vocalista e líder da banda com sua mulher alcóolatra e sua filha drogada. O problema é que os três estilos se misturam fazendo uma sombra negativa um no outro que atrapalha a narrativa, não permitindo que o roteiro se aprofunde em nenhum dos pontos retratados, deixando a história meio solta, mudando de problema sem dar muita seta. O mais triste é que o filme começa bem, como uma história de máfia, mas as coisas vão se perdendo e pra piorar os atores não seguram a onda, na parte inicial temos até Chritopher Walken interpretando bem um chefão da máfia, que fica meio perdido no resto da história.

 

images (41)

O problema fica com o elenco da banda, ótimos cantores, principalmente John Lloyd Young, que interpreta Frank Valli, mas deixa escorregar a carga dramática do personagem.

clint e elenco 2

Caso você não saiba ainda que é Frank Valli e os Four Seasons, já ouviu algum de seus sucessos, como “Sherry”, “Big girls don’t cry”, “Walk like a man” e “Can’t take my eyes off you”.  O grupo, The Four Seasons,era formado pelos ítalo-americanos Frankie Valli e Tommy DeVito, Bob Gaudio, o compositor dos maiores sucessos da banda, e o menos conhecido Nick Massi. Valli e Gaudio são também produtores executivos do longa.

Frankie+Valli-the+Four+Seasons-last-fm

Não podemos esquecer também de uma figura importante do cinema que é aqui retratada, afinal fazia parte do cenário de Nova Jersey, estou falando de Joe Pesci.

images (43)

O ponto positivo pra mim é que, de um modo geral, por se tratar de um musical, a música fica restrita aos palcos e ensaios da banda, sem aquela coisa chata de pessoas cantarolando suas ações e diálogos.

Ao final, nos resta no filme a boa música, porém ela não salva a bola “fora da curva” que é este filme da carreira de diretor do grande Clint.

Abaixo segue o trailer do filme:

Agora os Four Seasons com “Walk like a man”

Postado em: Semana de Cinema
Tags:

Nenhum comentário em “Semana de cinema – Jersey Boys: Em busca da música.”


 

Comentar