Semana de Cinema – Mansome
por Patricia
em 19/11/12

Nota:

Atores, músicos, apresentadores, psicólogos e muito mais se unem para debater o papel do homem nos dias atuais. O que aconteceu com a imagem masculina em um mundo onde as mulheres conseguiram mais poder tanto no âmbito profissional quanto pessoal? Esse é um documentário bem humorado que trata de um assunto bem sério – o homem que começa a sentir que seu papel na sociedade mudou mas ainda não sabe bem qual sua nova função.

De maneira sarcástica, esse documentário começa a debater todos os aspectos da vida cotidiana dos homens atuais: produtos para cabelo, preocupação com os pelos do corpo, com a pele, com o visual como um todo. A maioria dessas preocupações sempre tiveram conceitos femininos. Numa tentativa de mostrar que isso não alterou (ou que alterou pouco) a masculinidade como a conhecemos, eles entram em um dos mercados mais masculinos que podemos imaginar: as lutas livres. E lá eles encontram homens que se depilam constantemente, tingem os cabelos ou fazem implante e estão sempre preocupados com o peso

Os homens ocidentais sofrem de Complexo de Adônis – segundo um dos psicólogos consultados. Eles sentem essa imensa pressão – que antes era sofrida apenas pelas mulheres – de se aproximarem ao máximo do que se considera fisicamente perfeito – eles querem tornar-se os Deuses Gregos da nossa geração. Entra em cena, o metrossexual. O cara que se cuida (faz a sobrancelha, massagem, peeling e tudo o mais mas que se diz hétero).

Parece, conclui uma psicóloga, que os homens enfrentam hoje a mesma crise existencial das mulheres: qual o meu papel em um mundo que muda o tempo todo, que julga as pessoas pela aparência e que exige perfeição a níveis absurdos?

Tudo isso enquanto dois dos atores mais engraçados da TV americana – Will Arnett e Jason Bateman – passam por tratamentos estéticos em um spa e conversam sobre as mazelas masculinas em um mundo muito mais feminino do que se pode imaginar. As risadas são incontroláveis.

O documentário vale a pena por tratar um assunto tão sério de maneira tão direta e engraçada.

Postado em: Semana de Cinema
Tags:

Nenhum comentário em “Semana de Cinema – Mansome”


 

Comentar