Semana De Cinema – O que é isso, Companheiro?
por Ragner
em 26/06/13

Nota:

O-que-e-isso-companheiro-poster03

O ano é outro, a luta é outra, mas a revolta meio que é compartilhada. A revolta de um povo contrário à seu governo. Hoje estamos indignados com a corrupção e os desmandos políticos da elite e de governantes que não estão interessados na democracia em sua etimologia. Mas o povo está cansado, estamos passando por tempos turbulentos onde todos querem respostas, mesmo sem fazer as perguntas corretamente. No filme somos levados à época da ditadura, onde o povo guerreava contra o poder militar e os Atos Institucionais que assassinavam ideais e pessoas sem se importar com o que a população pensava.

Dados reais estão inseridos no filme que possui uma obra homônima, da qual foi adaptada parcialmente, escrito por Fernando Gabeira. A história é sobre um grupo de extrema-esquerda que lutava contra o regime ditatorial que comandava o país desde o golpe de 64 e que durante anos deixou a Brasil vivendo uma época sangrenta e cheia de terror. Muitos civis viram suas vidas se transformarem e serem empurrados para uma situação de combate diário. Vários lutavam da forma que podia, seja aprendendo táticas de guerrilha, seja encorporando grupos de libertação e a vida se transformava em uma cotidiana batalha de sobrevivência e busca pela liberdade.

O QUE É ISSO COMPANHEIRO

Com o Ato Institucional 5 (AI5) proibindo os direitos civis e acabando com a liberdade de imprensa, o país vivia dias sombrios e diversos estudantes entravam para luta armada e convivendo com a clandestinidade. Com amigos presos e sofrendo tortura em porões esquecidos, alguns estudantes se juntaram e praticaram um ato jamais esquecido. Sequestraram um embaixador norte-americano no ano de 1969. Integrantes do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR8), como Franklin Martins, arquitetaram o sequestro de Charles Burke Elbrick e esse fato serve como enredo para o filme.

Franklin era um dos cabeça do movimento e lutava junto com Vera Sílvia Magalhães e Vladimir Palmeira, que, ao lado de outros militantes, vieram a fazer parte na construção do PT ou ocupar vagas no governo Lula . Quando Fernando Gabeira e seu amigo Cesar decidem participar do grupo para lutar contra a ditadura, são levados a algumas ações do rebeldes. Cesar é capturado e o MR8 planeja o carcere do embaixador.

o-que-e-isso-companheiro-original

Personagens reais e fictícios se juntam nessa história dramática, que apresenta uma época que poucas pessoas, novas hoje, conhecem. Me atrevo até a dizer que alguns dos nossos estudantes não se interessam pela nossa história e isso é não somente desrespeitoso como também vergonhoso. Como o Brasil tem passado por uma situação onde o povo se sente a vontade para cobrar seus direitos e que está perdendo a preguiça e se levantando do sofá para ir às ruas gritar por democracia, acredito que seja válido falar sobre outra forma de batalha. Mas aqui os tempos eram outros e um golpe já tinha tomado o Brasil nas mãos.

Postado em: Semana de Cinema
Tags:

Nenhum comentário em “Semana De Cinema – O que é isso, Companheiro?”


 

Comentar