Semana de Cinema – O Rei Leão (Reupload)
por Thiago
em 29/04/15

Nota:

images (15)

Fui buscar pra vocês no fundo do meu baú de memórias um filme que tem tudo, mas em doses certas. 1994, ano marcante esse, foi a primeira copa do mundo que acompanhei e foi o ano que lançaram Rei Leão, um filme que ficaria pra sempre guardado na minha cabeça.

Eu tinha uns 9, 10 anos e o lançaram pouco depois do meu aniversário. Foi um filme muito importante pra mim, pois me fez realmente gostar de cinema, nunca na minha pouca idade pensei que fosse possível contar uma história de  forma tão magistral, de um modo que tocasse nossa alma, despertando a cada momento sentimentos diferentes. Eu ri com Timão e Pumba, tive medo do Scar e das hienas, chorei com Mufasa e sai com músicas que cantarolo sem perceber até hoje, vinte anos depois.

Primeiro, caso você não tenha visto Rei leão por algum motivo saiba que ele não é válido, sei que tem muita gente  com preconceito sobre desenhos animados, achando que é pra criança, bom esse de certa forma é mas não é, entende? A complexidade da história aqui contada tem uma inspiração bem clara e nada infantil: Hamlet de Shakespeare.  A peça, situada na Dinamarca, reconta a história de como o Príncipe Hamlet tenta vingar a morte de seu pai executado por Cláudio, seu tio que o envenenou e em seguida tomou o trono casando-se com a rainha; explorando temas como vingança, traição, corrupção e moralidade. Tirando alguns detalhes, podemos sem muita dificuldade perceber esta história nas savanas africanas, por sinal muito bem representadas aqui, com a jornada do nosso herói Simba (que passou a ser o nome do filhote de cocker spaniel que ganhei naquele ano.)

tlk

Vamos falar brevemente da história sem passar muitos detalhes para não perder a graça pros que ainda não viram.  A história começa quando o rei Mufasa e a rainha Sarabi apresentam seu filho, o herdeiro Simba aos demais animais do reino na Pedra do Rei. O grande sábio da região, Rafiki, um babuíno, dá a sua benção ao jovem Simba e prevê um grande futuro para o pequeno. Depois de algumas lições de seu pai sobre o Reino, como ataque e alguns limites que ele deve cumprir, Simba conhece seu tio Scar, que sempre almejou ser rei. Em companhia de suas inseparáveis e leais hienas, tramam um plano para acabar de vez com Simba e, até mesmo, com Mufasa, para que ele se torne “dono” da Pedra do Rei. Agora me diz você, não há aqui uma relação clara entre Hamlet e a jornada do herói percorrida por Simba?

Falando nisso, a jornada do herói, que para quem quiser saber mais sobre pode encontrar no livro “O herói de mil faces” do mitólogo Joseph Campbell, é demonstrada aqui parte por parte e durante essa jornada, você se cativa e comove cada vez mais com Simba enquanto ele tenta se encontrar. No meio do caminho há diversos personagens marcantes, que podem parecer simples alívios cômicos, mas não se deixe enganar por suas caras engraçadas, há muita profundidade em suas falas, como exemplo temos a dupla Timão e Pumba e o pássaro Zazu, além claro das hienas.

Este é um filme para ser sempre revisitado, em cada vez que o revi uma nova camada da história se mostrou pra mim.

No mais Rakuna Matata para todos!!!

images (14)

 

Postado em: Semana de Cinema
Tags: ,

1 Comentário em “Semana de Cinema – O Rei Leão (Reupload)”


Avatar
Gabriel em 26.03.2014 às 09:38 Responder

Desenterrou hein! Muito boa a resenha, acho que nunca tinha visto a referência a Hamlet, por mais que seja óbvia, hehe… mandou bem.


 

Comentar