Semana de Cinema – Ocupação 101, A Voz da Maioria Silenciada
por Gabriel
em 02/02/13

Ocupação 101

Ocupação 101 é um documentário sobre a Palestina, mais especificamente sobre a ocupação israelense das terras palestinas.

Durante uma hora e meia de um dos documentários mais básicos para se entender  a geopolítica atual, o espectador é apresentado a informações que não estão disponíveis nos meios de comunicação tradicionais, acompanhadas por imagens impactantes e revoltantes.

O documentário inicia pela apresentação completa da ocupação, tanto de seu histórico quanto das razões pelas quais se trata de uma ocupação de fato.

As reações do povo palestino são apresentadas também, na forma da primeira e da segunda intifadas, cujos contra-ataques israelenses são descritos por diversas testemunhas e por números que falam por si só.

A influência americana é destacada, bem como alguns de seus aspectos mais complexos: a “adoção” dos interesses de Israel por líderes religiosos que esquecem dos preceitos básicos de suas religiões, o caráter ilegal da ocupação (considerando as leis internacionais), os repasses financeiros dos Estados Unidos da América e os principais interesses envolvidos: o lobby israelense e, especificamente, o interesse das lideranças militares dos Estados Unidos em manter Israel como seu principal aliado militar na região, forte produtora de petróleo.

O documentário passa, então, para os números, que enterram de vez todas as impressões de que existem duas forças envolvidas nesta história. O poderio militar e o poder exercido por Israel sobre o território palestino são claros.

O documentário é pontuado por declarações de palestinos, judeus, israelenses, estudiosos do calibre de Noam Chomsky, embaixadores e até crianças. Através destas entrevistas, é possível ver o impacto da ocupação sobre as vidas dos afetados e o tamanho da injustiça que ignoramos diariamente.

Nos últimos minutos do documentário, somos apresentados ao muro, a atrocidade final, construída fora de qualquer limite previamente acertado e interferindo diretamente nas propriedades e na vida diária dos palestinos.

Ocupação 101 deveria ser obrigatório para jornalistas, judeus, árabes e para qualquer um que se interesse pelo que se passa além de seu país. Revoltante, impactante e esclarecedor.

Assista o documentário clicando aqui.

 

Postado em: Semana de Cinema

1 Comentário em “Semana de Cinema – Ocupação 101, A Voz da Maioria Silenciada”


Ocupação 101: A Voz da Maioria Silenciada - 2006 - Legendado em 25.09.2014 às 11:03 Responder

[…] Leia a matéria completa em: O Poderoso Resumão […]


 

Comentar