Semana de Cinema – The Corporation
por Gabriel
em 01/07/12

Nota:

The Corporation DVD Cover

Fechando a semana de cinema, falo sobre o documentário The Corporation.

Filmado em 2003, mas mais atual do que nunca, The Corporation é um documentário canadense, disponível na íntegra na Internet. As personagens principais do filme são, como entrega o título, as corporações.

A capa do DVD, exibida aí em cima, deixa clara a abordagem do filme: corporações são presenças dicotômicas no mundo atual. Ou seja, empresas ao mesmo tempo têm um impacto quase “maligno” sobre populações inteiras e vidas e mais vidas, enquanto com a outra mão enriquecem alguns poucos e até, muitas vezes, mudam a vida de muitos para melhor.

O documentário passa por diversos casos específicos, passando por exemplo por já clássicos casos de influência extrema de empresas sobre sociedades inteiras, como a fabricante de fertilizantes Monsanto e a farmacêutica Pfizer. Mais detalhes sobre o que cada uma fez são apresentados durante o filme.

Inicialmente, somos apresentados a um pouco de história das corporações; como surgiram e, principalmente, como chegaram ao tamanho que muitas têm hoje. Sendo apresentadas como estruturas muitas vezes mais importantes ou mais presentes do que os próprios países, o filme passa a descrever a influência das empresas no dia a dia das pessoas (com alguns aspectos muitas vezes ignorados pela maioria).

The Corporation é bem aceito por todos os lados da briga, e vale muito para quem vive no dia a dia a influência das empresas (ou seja, nós todos). O grande mérito do filme é manter sempre uma postura de apresentar os dois lados da moeda, deixando claro que a única certeza na história é a influência gigantesca das corporações em nossas vidas, sem julgar se essa influência é, no fim, mais positiva ou mais negativa. O espectador, no entanto, termina de assistir o documentário com os fatos em mãos.

Postado em: Semana de Cinema
Tags:

1 Comentário em “Semana de Cinema – The Corporation”


Avatar
opoderosoresumao em 01.07.2012 às 18:28 Responder

Muito bom! Eu assisti ele na íntegra na internet e depois fiz questão de comprar. Achei simplesmente brilhante e informativo sem ser apelativo.
Super, super indicado! =)

Paty.


 

Comentar