Semana De Cinema – Uma Aventura Lego
por Ragner
em 17/12/14

Nota:

Cinemascope-uma-aventura-lego-poter-br

Tudo é incrível

Tudo é tão bom quando se é parte do time

O trailer me deixou alucinado, por ser uma animação em Lego e pela aparição do Batman (não me pareceu que seria de uma maneira normal e conseguiu ainda ser melhor do que eu tinha imaginado). Mas por algum motivo que não me recordo agora, acabei não assistindo no cinema. Esperei sair para download e assisti mega animado em casa, comendo uma batata fatiada fina, bebendo um delicioso café e bem acomodado em minha cadeira. Rindo, boquiaberto e aproveitando demais essa experiência visual que é a animação em questão, não há nada de desenhos computadorizados, digitais, stop motion ou com traços orientais cheios de ação e aquele frenesi todo. Em Uma Aventura Lego há somente a pouca mobilidade dos brinquedos lego, trocentas cores e um monta/desmonta quase interminável e digo para vocês, isso faz da animação ser algo fora do padrão e extremamente divertido. Uma vertente nesse seguimento que precisa ser mais explorada.

De cara a animação já começa parecendo uma cópia estilizada de O Show De Truman, com Emmet, nosso herói sem atributos, sendo apenas um cara normal, comum, vivendo todos os dias como “devem ser vividos”, acordando, levantando, tomando banho, café da manhã, seguindo a programação estipulada pelos meios de comunicação, alegre e sorridente como a mídia e o governo instrui, cumprimentando e sendo gentil com todos, como deve ser feito diariamente. Emmet é um trabalhador como qualquer outro, mas se sente especial por fazer parte da sociedade, incrível por fazer parte do time, canta a plenos pulmões a música que todos devem adorar, contribui pelo bom e efetivo andamento da sua comunidade. Emmet acredita que é um cara entrosado, com amigos, uma peça fundamental para sua cidade, mas depois de se separar da “massa” no final do expediente e se deparar com uma estranha (Mega Estilo) que lhe deixa hipnotizado, ele cai em um buraco que o leva até um objeto desconhecido. Após de um tempo desacordado e descobrir que está em interrogatório, vai descobrindo que é só mais um no mundo, sem qualquer importância para os amigos e sem qualquer importância maior, a não ser, um cara que está envolvido em uma enorme encrenca.

legomovie

Emmet é resgatado por Mega Estilo e na fuga vai se deparando com uma verdade que pode eleva-lo ao patamar de Super Herói, ou declina-lo ao status de ser sem graça, igual a todos, normal, nada especial. Mega Estilo conta a ele que ele é o escolhido, o Mestre Construtor que pode salvar o mundo, que é capaz de acabar com uniformidade imposta ao mundo, que é capaz de criar qualquer coisa e que tem em mãos a peça fundamental para impedir os planos maléficos do prefeito, o Senhor Negócios. Mega Estilo consegue leva-lo até Vitrúvius, o sábio que conhece muito bem a profecia. Mas o grupo ainda não está formado, durante a correria dos três para encontrar com a resistência, ganham a ajuda de outro herói: Batman. Será que nossos heróis conseguirão desbaratar os planos maquiavélicos do Sr. Negócios?

lego

A animação é maravilhosa. Além de comparações com O Show De Truman, também é perceptível semelhanças com o filme Matrix. Emmet se confunde com Neo, em sua descrença de ser o escolhido e a as agruras que passa até entender seu propósito. Claro que tais convenções são bem propositais para o lado mais inocente e até infantil de tudo isso, mas o caminho percorrido e o resultado são tão fantásticos, que podemos concordar com a lição de maturidade e responsabilidade implícita em toda a animação. Desde a primeira cena, junto com a cantoria entoada por todas as peças no alvorecer do dia e a caminho do trabalho, conseguimos fazer uma conexão óbvia de como nossa vida é, não só programada, como também “certinha” demais.

Postado em: Semana de Cinema
Tags: ,

1 Comentário em “Semana De Cinema – Uma Aventura Lego”


Avatar
Alicia Jaramillo em 17.12.2015 às 01:04 Responder

Eu gostava de ver este filme, é certamente uma história divertida e cheia de criatividade para ser apreciado em família. Will Arnett participação foi uma das coisas que me impressionou e que, inicialmente, fez-me vê-lo, o pai é recomendado, você vai se divertir.


 

Comentar