Semana De Cinema – Up-Altas Aventuras
por Ragner
em 20/11/12

Nota:

Tal animação ganhou alguns prêmios no ano de lançamento, mas, na minha humilde opinião, ainda não chegou ao patamar de outras animações que vieram antes. A história é linda, o trabalho artístico é excelente, mas algo faltou, um feeling a mais, pelo menos para mim.

A história começa apresentando personagens que serão discutidos e terão relevância  posteriormente, mas o protagonista é trabalhado em cenas que aparecem logo em seguida. É entendível que isso era fundamental, pois o destino final da aventura, iria precisar do que foi contado antes para ser perfeitamente interpretada, mas essa construção de roteiro não me cativou totalmente.

O melhor da animação é mesmo tudo que cerca a vida de Carl Fredericksen, um velhinho pacato e solitário vendedor de balões de gaz. Quando é contado a história dele, de quando conheceu sua esposa, de como o sonhos dos dois iam surgindo e logo em seguida consumidos por contingências da vida, de como o amor entre os dois era absurdamente solidário e de como sua vida se transformou quando ela – Ellie – morreu, ai sim, aqui tomo gosto pelo que assisto.

Outro momento bem legal e que engrandece a animação é quando Carl conhece Russell – um escoteiro de 8 anos, BEM pirralho – que de certa forma o influencia em seu modo de ver a vida e o faz voltar a crer nela. Os dois, depois de um tempo, passam a ser amigos, e quando isso acontece, a mágica sensação de que o impossível não existe para aqueles que não estão sozinhos, surge como uma fábula dos dias atuais, cheia de situações inusitadas e da mágica que permeiam nossos sonhos.

A indicação para assistir à esse filme, gira em torno do sentimento de amor verdadeiro que cerca Carl e sua esposa e do nascimento de amizade e parceria que é possível entre duas pessoas completamente paradoxais (Carl e Russell). Situações elaboradas para discutir a eloquente “moral da história” estão presente e funciona  muito bem, algo que a Pixar sabe fazer perfeitamente.

 

Postado em: Semana de Cinema
Tags: , ,

Nenhum comentário em “Semana De Cinema – Up-Altas Aventuras”


 

Comentar